domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Metamorfose


A Metamorfose




Todas as relações de trabalho são marcadas, além do profissionalismo, pela emoção, pela paixão, pelo desafio, pelo desejo de sucesso. Algo semelhante ao casamento, onde além das obrigações legais, há as ligações afetivas, essas, em minha opinião, uma das mais importantes. Como toda relação, a relação de trabalho também muda, se fortifica, se desfaz, somos promovidos, em fim, as coisas são dinâmicas e estão em uma mutação constante. Relembro que há quase 10 anos atrás ingressei em uma grande empresa, ainda jovem, com tantas dúvidas, imaginava que se ficasse um ano já teria aprendido e contribuído muito, o tempo passou e lá se foi quase uma década!

É nessa mutação constante que hoje me vejo diante de um novo desafio, algo novo, pessoas novas, situações diferentes, ou seja, novos laços profissionais e afetivos se formam, mais fortes e conscientes pela experiência adquirida. Muito do que hoje sou é o reflexo da curiosidade, da vontade que sempre tive de buscar o novo, do relacionamento com os colegas, com os processos, com as reuniões de conselho, com as reuniões de resultado, com os questionamentos muitas vezes mal compreendidos. Confesso que tenho vontade de listar o nome de pessoas que foram importantes nessa trajetória, colegas de trabalho, clientes especiais, mas não teria espaço para tantos e correria o serio risco de esquecer alguém.

De tudo que vivi nestes anos algumas coisas me marcaram e gostaria de compartilhar com os colegas, sempre fazendo algumas referências com pensadores importantes:

Estude sempre! O conhecimento é algo que nos diferencia dos demais, nos torna diferente e não nos deixa escravo da ignorância. Quando me refiro a conhecimento, não estou me referindo apenas ao conhecimento acadêmico, mas de vida, de conhecer lugares novos, pessoas novas, em fim, tudo que lhe torne diferente do comum. Por isso, invista seu tempo melhorando você.

Cuidado com as aparências, elas enganam! Nem sempre as pessoas são tão ruins quanto aparentam e nem tão boas como representam. Por isso as conheça, ouça, converse, permita-se conhecer os outros, entenda que o diferente não é ruim, apenas é diferente do que você pensa e tradicionalmente está acostumado. Perceberá que aprenderá muito com isso.


Não seja um sepulcro caído! O próprio Cristo nos alertou a respeito deste comportamento, por isso procure ser não só aparentemente bom, mas interiormente bondoso – ver Mateus Mt 23:27-28. Mas não se esqueça de que bondade não é sinônimo de inocência.

Não se preocupe com as pessoas que torcem contra! Elas sucumbirão com o teu resultado, apenas mantenha se firme com o trabalho, leal a seus valores e princípios. E não se esqueça de que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus, ver Romanos 8:26.

Se encontrar uma oportunidade desafiadora, promissora, aposte e mude de “vagão”. Apenas ajuste sua saída de forma harmoniosa, transparente, sem sobressaltos. O mundo gira e nunca se sabe o amanhã.

Quem sobrevive, quem vence, não é o mais forte ou o mais inteligente e sim quem melhor se adapta as mudanças e tem mais disciplina e força de vontade – Charles Darwin  - Observação, grifo acrescentado.

São lições simples, muitos já sabem, mas vale relembrar.

Abraços a todos! Em especial a minha equipe e todos que trabalharam comigo nesta quase uma década, minha gratidão, meu respeito, minha consideração, minha amizade, minhas desculpas pelos excessos, meu desejo de todo sucesso e de revê-los em breve.



Saúde, Força e União – S.’.F.’.U.’.


Luciano Moraes
Fone: 062-81619260
Skype: lucianojustica



Nenhum comentário:

Postar um comentário